terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TEMPEROS TERMOGENICOS

Já reparou que, ao comer um prato apimentado, você sente o corpo inteiro esquentar? Isso acontece porque a pimenta é um alimento termogênico: eleva a temperatura do corpo e, assim, ajuda na perda de peso.

"Todos os alimentos são termogênicos, mas alguns têm maior potencial para queimar calorias", diz o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin. Por isso, VIVA! mostra cinco temperos que, além de gostosos, vão queimar a gordura do seu corpo.


Eles são saborosos e ainda emagrecem!

Todos os temperos abaixo devem fazer parte da sua dieta, mas não ao mesmo tempo. "É importante fazer um rodízio a cada 40 dias, alternando a ingestão de dois ou três", diz Sérgio Puppin. Você mesma pode decidir quais temperos incluirá na comida e como irá usá-los, seguindo as porções indicadas.


Canela
Apesar de ser o menos termogênico dos cinco, também ajuda na redução de peso e dilata os vasos sanguíneos. Consuma 1 g, duas vezes ao dia, polvilhado em frutas como maçã ou banana.


Gengibre
"Um estudo chinês mostrou que o gengibre acelera o metabolismo em 20%, aumentando a queima de gordura", diz o nutrólogo. Você deve comer um pedaço de 2 cm cru, refogado ou em forma de chá três vezes ao dia.


Mostarda
Apesar de às vezes conter açúcar - o que não é muito bom -, ela também é termogênica. Use uma colher
(sobremesa) duas vezes ao dia em saladas ou outros pratos.


Vinagre de maçã não refinado
Este é melhor para reduzir a barriga! Você pode temperar saladas ou beber uma colher (chá) de vinagre diluído em um copo de água morna pela manhã e antes de uma refeição.


Mais alimentos termogênicos

Açaí, café, chocolate amargo e pó de guaraná
Todos são estimulantes e fazem o organismo gerar calor e desprender energia.

Água gelada
Ela faz com que o corpo tente aumentar a temperatura. Para isso, queima calorias.


Chá-verde
Ele diminui a absorção de carboidratos pelo corpo. Uma boa dica é adicioná-lo ao arroz.


Ômega 3
Presente no bacalhau, sardinha e semente de linhaça, aumenta o metabolismo, elimina o excesso de líquidos do corpo e é anti-inflamatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tudesttetica