segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dietas perigosas



À procura do corpo perfeito, algumas pessoas recorrem a dietas arriscadas que podem comprometer a saúde do organismo
A cada ano que passa a preocupação com a estética e beleza vem se tornando mais importante na vida social. Devido a isso, a realização de dietas para emagrecer ou apenas "perder alguns quilinhos" também tem aumentado consideravelmente. E são as mais variadas formas de emagrecimento, incluindo algumas consideradas malucas e perigosas.
Quando questionada sobre porque as pessoas fazem dietas malucas, a nutricionista Cristiane Spricigo de Lima explica que "infelizmente, as pessoas querem resultados da noite para o dia e se esquecem que levaram meses, anos, para adquirir aquele peso. Muitas não tem paciência para um emagrecimento lento e efetivo e se aventuram em dietas que prometem resultados rápidos e que são transitórios, já que acabam deixando o metabolismo lento, e por consequência o peso perdido vai sendo recuperado".
Cristiane explica que a reeducação alimentar ainda é uma das dietas mais utilizadas, pois é uma dieta equilibrada nutricionalmente e traz resultados duradouros. "Mas ultimamente as dietas que vem se destacando são a Dukan, dieta da USP, da sopa, do tipo sanguíneo, dieta sem glúten, dieta dos sucos."
Segundo a nutricionista, independente de qual seja, a realização de dietas sem a orientação de um profissional é sempre arriscado porque a pessoa pode estar se privando de nutrientes importantes para a manutenção do equilíbrio do organismo. "Restringir determinado grupo de alimentos como a Dukan, onde há restrição de carboidratos ou fazer restrições calóricas muito severas como a HCG podem trazer prejuízos se não forem bem executadas e orientadas. No caso da HCG, ela só pode ser feita com a supervisão médica e o nutricionista elabora a dieta", diz.
Uma dúvida constante da população é sobre a durabilidade do efeito destas dietas. A nutricionista Cristiane explica que a ação da maioria das dietas da moda é temporária porque elas acabam deixando o metabolismo lento pela restrição calórica severa ou pela deficiência de nutrientes. "E sempre que um grupo de alimentos é restringido ou a dieta muito restritiva em calorias e a pessoa volta a se alimentar normalmente, o corpo sente e o peso perdido vai sendo recuperado."
Perda de peso
A atriz Lívia Castro diz que já praticou diversas dietas. "Pratiquei a do leite, que passava dias só tomando leite, não funcionou. Da sopa, que era vários dias de sopa, que também não funcionou. Das frutas, USP, detox, da água de berinjela. Na maioria das vezes não tive nenhum benefício, senti fraqueza, enjoos, dores de estômago e cabeça", explica.
Lívia esclarece que só em uma dieta que realizou observou mudanças. "A Dukan, que é a base de proteínas e que foi a que realmente me trouxe resultados.  (Com a dieta Dukan) eu tive benefícios, eu perdi 18 quilos em quatro meses, minha disposição melhorou, não senti nada do que era comum sentir nas outras. Só que tripliquei meu consumo de água para não sobrecarregar os rins, por causa da quantidade de proteína ingerida."
Ela explica que abandou algumas dietas antes de concluir, por perceber que elas provocavam efeitos positivos irrisórios, mas que na Dukan pode perceber um efeito duradouro, porém que deseja melhorar ainda mais o corpo. "Após ter eliminado o excesso de peso passei para uma reeducação alimentar aliada a exercícios físicos e tenho colhido bons frutos, apesar de estar no peso certo para a minha altura, eu ainda quero eliminar alguns quilos e tenho conseguido com a reeducação alimentar e as atividades".
Ainda afirma que passou por diversos médicos, e um deles receitou remédios controlados para inibir o apetite, o que provocou muita fraqueza, desmaios e um problema no fígado da atriz. "Perdi muito peso com eles, pois não conseguia comer nada, mas ninguém toma essas coisas para sempre e sem a reeducação alimentar acabei engordando outra vez. Depois passei por outros, mas sempre achava complicada as propostas deles, então saia de lá e fazia do meu jeito e claro, não funcionava. Nessa ultima (Dukan) eu não passei por nenhum médico, mas pesquisei bastante e notei que muito dela era o que eles aconselhavam, cortar açúcar, gordura, me exercitar e principalmente não ter pressa", diz.
Antes ela queria perder muito peso e em pouco tempo, o que gerava ansiedade e fazia com que procurasse as dietas mais radicais. "Hoje eu acho que a direção é mais importante que a velocidade, com paciência e força de vontade dá pra atingir um excelente resultado e de forma permanente."
Lívia garante que "se o objetivo é perder muito peso em pouco tempo, desista! Não vai funcionar". Segundo ela, perder peso é matemático, você precisa queimar mais do que consome, e não vai ser restringindo apenas a um tipo de alimento ou parando de comer que você irá conseguir atingir seu objetivo. Para a atriz, o "segredo não está em não comer e sim em aprender a comer".
Dieta Líquida
A empresária Maria da Conceição Silva pratica a dieta líquida há aproximadamente cinco anos.  Nesse regime as refeições são baseadas em sopas, chás, gelatina diet líquida, leite e iogurte desnatados, verduras e legumes batidos no liquidificador. Ela explica que não consultou nenhum médico antes de começar a dieta e que na primeira vez que a realizou teve hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e procurou ajuda médica, mas que depois desse episódio não teve mais problemas e já chegou a "perder cinco quilos em uma semana".
Conceição afirma que sempre acreditou na redução de peso e medidas através de alimentação saudável e natural, com menos gorduras e frituras, e concede uma recomendação a quem faz ou pretende fazer dieta. "É preciso ter bom senso na escolha da dieta, tomar bastante água e não ultrapassar seus limites para que ao invés de trazer benefício para a sua saúde, faça o contrário prejudicando seu organismo. A dieta líquida da qual sou adepta é preciso disciplina e não é recomendado que se ultrapasse cinco dias num mês", cita.
Saiba Mais
Principais dietas
Dieta da papinha de bebê 
A dieta consiste em consumir 14 potes de papinhas industrializadas ao longo do dia e, à noite, comer um jantar leve com peixe e salada. 
Dieta do tipo sanguíneo
Consiste em traçar quais alimentos podem e quais não podem ser ingeridos por cada pessoa de acordo com o tipo sanguíneo dela. 
Dieta da proteína ou Dukan  
Esta famosa dieta envolve diminuir os carboidratos, inclusive as frutas em um primeiro e segundo momento da alimentação, e consumir mais proteínas e gorduras. Ela consiste em quatro fases. A primeira é o ataque, momento de perda de peso rápida no qual o único carboidrato que pode ser ingerido é uma colher de sopa de farelo de aveia por dia. A segunda fase é o cruzeiro, envolve perda de peso constante e é mantida até conquistar o peso desejado, o único carboidrato que pode ser ingerido são duas colheres de sopa de farelo de aveia. A consolidação, momento no qual o objetivo é manter o peso conquistado e os carboidratos passam a ser inseridos na dieta de maneira moderada. A última fase é a estabilização, durante toda a vida a pessoa terá um dia da semana no qual irá ingerir somente proteínas. 
Dieta do vinagre de maçã  
Envolve tomar uma dose, o equivalente a 50 ml, de vinagre de maçã por dia antes de uma refeição. As celebridades alegam que o líquido contribui para o emagrecimento. 
Dieta da USP  
Apesar do nome, essa dieta não tem nenhuma relação com a Universidade de São Paulo. Seus criadores apenas se aproveitaram do nome para dar uma falsa credibilidade à dieta. Ela possui um cardápio padrão de uma semana, sendo repetida uma vez. Deve ser seguida rigorosamente em seus alimentos e horários. Utiliza principalmente carnes e ovos, frutas e vegetais.
Dieta dos Sucos  
Consiste em beber exclusivamente sucos de frutas e hortaliças, podendo também acrescentar as frutas e hortaliças in natura.

Fonte: Nutricionista Cristiane Spricigo de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tudesttetica